Recebi a noticia com tristeza e ao mesmo tempo com a alegria cristã de saber que um homem valoroso já de idade avançada estava recebendo o acolhimento celestial por que sua vida entre nós foi de amor, generosidade, um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.
O frei Grignion morreu na manhã do dia 13/04, aos 90 anos. Esse homem magro, de olhos claros, de sotaque estrangeiro, sempre foi visto pelos cidadãos cacerenses pedalando sua bicicleta para cumprir seus compromissos de amor cristão. Era um estrangeiro que amou profundamente as pessoas da nossa cidade ao deixar sua família lá na Holanda.
Frei Grignion foi um dos homens intrépidos do grupo de freis holandeses que há 57 anos vieram para Cáceres MT com a missão de auxiliar na educação, evangelização e a saúde das pessoas mais necessitadas do nosso município. Um caso de amor cristão que é uma linda historia na vida do nosso povo mato-grossense. Vai virar um livro e sei muitos vão ler guardar para sempre!
Frei Grignion foi meu MESTRE! Quando vou de féria a minha cidade natal minha alegria é visitar a inesquecível Escola INSTITUTO SANTA MARIA e conversar com os Freis. Em Janeiro de 2014 passei horas conversando com o frei Matheus. O frei Grignion não estava bem de saúde, já inspirava cuidados. Ao me despedir deles sempre lhes dizia que estudar no Instituto Santa Maria foram os melhores anos da minha vida! O Colégio Instituto Santa Maria - conhecido na cidade como COLÉGIO dos FREIS continua sendo a referência em educação – mas no meu tempo de infância e adolescência, era o melhor colégio do mundo! Estudar nessa escola para a maioria das famílias cacerense que lá colocavam seus filhos, era a garantia da excelência na formação humana e cristã.
O nosso amado frei Grignion foi importante na vida de muitos jovens da minha geração. Guardarei com carinho a lembrança de bons momentos da sua presença entre nós na sala de aula ou nos recreios - mesmo sendo o diretor da escola, estava sempre presente conversando com os alunos, transmitindo seus conhecimentos e sua alegria. Foi dele que recebi a formação e preparação para a minha primeira comunhão. Que momento sublime foi aquele! Tudo por que - com seu carisma cristão e zelo pelo sagrado nos imprimiu responsabilidades cristãs que perdura até os dias de hoje em minha vida! Com seu jeito humilde e modesto, com carisma e generosidade, Frei Grignion conquistava as pessoas com seu sorriso e palavras. Sua presença fazia um bem enorme por que ele se parecia muito com Jesus Cristo.
Bem antes de ser consagrado como SACERDOTE ele conseguiu imprimir na Escola ISM um clima de fraternidade e seriedade nos estudos. Dele aprendi a gostar de LER, de buscar o conhecimento, de ter esse espírito de oração. O Frei Grignion dedicou sua vida como irmão leigo consagrado e depois aceitou já na sua idade avançada a receber a consagração e se tornou PADRE. Foi um peregrino do amor, dedicou o resto de sua vida celebrando as missas, casamentos de ex alunos, batizados e confissões nas Igrejas da cidade e tinha o prazer levar a comunhão a pessoas enfermas em suas casas. Coisa rara nos dias de hoje! Sua chegada nas residências onde se encontrava um doente era um acontecimento de fé, ele abraçava a âmbula onde trazia o Cristo na hóstia consagrada e todo seu ritual de atendimento ao enfermo era restaurador e ao sair do lugar deixava esperança e serenidade entre os familiares.
O Frei Grignion de acordo com as informações da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pertencia a Congregação dos Irmãos Cristãos da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem e Mãe de Deus Maria. A pedido do Papa Pio XII e através de contatos entre a Terceira Ordem Regular (TOR) e o bispo Dom Máximo Biennès, no dia 28 de fevereiro de 1957 ficou decidido que em outubro do mesmo ano viriam os Freis para o Brasil, com o objetivo de contribuir na educação de crianças e jovens e na saúde da comunidade cacerense.
São 57 anos de serviços prestados a cidade de Cáceres, tudo iniciou um mês após a chegada dos primeiros três Freis; Bertrando, Pamphilius, Giuseppe. Iniciaram o trabalho com o funcionamento da Escola do Instituto Santa Maria, administrada por Frei Pamphilio. Começaram com 129 alunos, ainda no prédio do centro Diocesano. A Escola Instituto Santa Maria iniciou o Primeiro grau e em 1960 que foi construído o prédio próprio do Colégio e incorporado também o Ginasial, passou então a ser dirigida por Frei Matheus até 1998, quando, a convite dos Freis, a professora Cléia Castilho passou a dirigir e escola. No ano de 1974 foi construído o anexo ao prédio do colégio, uma Marcenaria, onde frei Marino ensinou o ofício de carpinteiro a muitos jovens. Eu fui um dos seus alunos! Aprendi o oficio de marceneiro o que foi importante para minha vida até os dias de hoje. Aprendi a conhecer e lidar com as ferramentas.
Frei Bertrando, praticou a caridade ajudando aos doentes do pênfigo (fogo selvagem), pois na década de 60 era grande o número de portadores da doença e também da hanseníase. Pelas suas mãos eram dados os primeiros socorros, como banhos e proteção da pele envolta em folhas de bananeiras, por ser impossível usar as vestes normais nos infectados pelas chagas. E por conta do grande número de pessoas com essa moléstia pediram ajuda financeira a Fundação “Memisa da Holanda”, em 1972, sob a coordenação do Frei Gumáru e com a ajuda de pessoas da sociedade cacerense fundaram o Hospital “O Bom Samaritano”, para o tratamento exclusivo de doenças dermatológicas. Anexo ao Hospital, construiu-se ainda uma Casa de Apoio para acolher pessoas de outros municípios, de baixa renda, que em consultas na cidade de Cáceres tivessem onde abrigar-se.
O trabalho dos freis prosseguiu e em parceria com o Rotary Club local, fundaram em 31 de agosto de 1976, a APAE, para atendimento as crianças com deficiências. Graças à ajuda de escolas do mesmo gênero em “Bergen op Zoom”, “Breda” em Oosterhout (Holanda), a escola hoje atende 120 crianças. Ainda inclui-se na lista de serviços prestados e instituições criadas e administradas pelos Freis, a construção da Igreja Imaculada Conceição onde o Padre Frei Gringnion prestou por muitos anos o atendimento de orientação psicológica e espiritual a comunidade do Bairro da Cavalhada, principalmente aos doentes, idosos e pobres. Por todo este comprometimento com a comunidade - Pe. Frei Gringnion, com recursos da Holanda, construiu a Fundação Casa de Maria e José, um complexo com 10 casas para moradia de idosos, que com suas aposentadorias sobrevivem nesse lugar sem PAGAR o aluguel. Para auxiliar as famílias de baixa renda, os Freis holandeses fundaram no dia 01 de maio de 1992 a Creche Cenecista Major Epaminondas Aquino, filiada a CNEC, uma das maiores redes de ensino do Brasil, e atendia inicialmente 30 crianças, cujo objetivo era oportunizar as mães o trabalho externo com a segurança de ter onde deixar seus filhos.
Após 10 anos, Frei Mauricio que administra a entidade viu a necessidade de tornar a creche um Escola para educação Infantil e ensino fundamental e hoje é o Centro Educacional Cenecista 1º de maio. Todas essas construções passaram pelas as mãos de Frei Bertrando, construtor que aprendeu seu oficio trabalhando nestas obras, mas que ainda hoje, com 82 anos de idade, continua atuando na profissão e servindo todas as entidades e possui em seu curriculum profissional mais de 300 construções dentro de Cáceres, cidade que o acolheu e o tem como um filho da nossa terra. (CNBB)
Aproveito esse espaço aqui do site de noticias Zakinews - do meu amigo e irmão Wilson Kishi, que foi meu colega de sala de aula no Colégio dos Freis - para agradecer a oportunidade de ter convivido com esse MESTRE do AMOR que foi o Padre - Frei Gringnion! Os meus amigos de infância, os ex alunos do Colégio dos Freis e todos os cidadãos da cidade de Cáceres-MT, só temos a agradecer a Deus, a Dom Máximo Biennès que promoveu a vinda desses homens religiosos, que vieram de tão longe para dedicarem suas vidas a serviço das pessoas em nome do EVANGELHO de Jesus Cristo. Os verdadeiros heróis: Frei Bertrando, Giuseppe, João, Gumáru, Martinho, Cosmás, Felipe, Casimiro, Maurício, Matheus e aos “in memorian”: Frei Vitorino, Frei Pamphilio, Frei Clemente e Frei Sérgio e agora nosso amado, Padre - Frei Grignion, por todo serviço prestado à nossa querida cidade de Cáceres-MT, a princesinha do Paraguai. O Padre - Frei Grignion deixou marcas indeléveis na minha vida como na vida de muitas pessoas que o conheceu em vida pela sua serenidade, seus ensinamentos e o seu amor pelo próximo sem medidas. Obrigado Padre - Frei Grignion pela sua vida entre nós!
Prof. Jânio Batista de Macedo
Ex-aluno do “Instituto Santa Maria”, filho do saudoso Adauto Felix de Macedo & Dona Nina Macedo – Cacerense, mora em Campo Grande MS