Preservar o meio ambiente e garantir vida aos rios são compromissos traçados
pelo líder Regional do PP-MT, deputado estadual Ezequiel Fonseca. Neste sábado (10) o parlamentar coordenou a soltura de 40 mil alevinos nas margens do Rio Sepotuba, na localidade Zé Pião em Lambari D’Oeste.
A iniciativa também realizada nos Rios Cabaçal e Jauru da região sudoeste de Mato Grosso visa a garantia e a valorização do meio ambiente. Na ocasião, ele destacou a importância de preservar as espécies nativas de peixes e promover o equilíbrio do ecossistema.
Para ele, a soltura de alevinos vai trazer vantagens tanto à pesca profissional quanto a amadora, contribuindo para melhorar as condições das populações ribeirinhas do município. “Essa é uma ação que visa recuperar a natureza que vem sendo degradada ao longo dos anos, mas sabemos que ainda há muito a se fazer”.
A vereadora professora Inês de Mirassol D’Oeste prestigiou a soltura dos alevinos e parabenizou o parlamentar pela ação voltada para o meio ambiente. Já o vereador Paulo enfatizou a importância do pesque e solte para garantir a vida nos rios. Lideranças regionais e população local também participaram do evento.
O rio Sepotuba é um importante afluente da Bacia do Alto rio Paraguai, sendo um dos seus principais tributários. Na língua dos índios Parecis, chama-se Kazazorezá, que significa “Cipozal”, devido à grande quantidade de cipós encontrados em suas matas ciliares.
O Sepotuba nasce no norte do estado do Mato Grosso, estando suas nascentes situadas nas escarpas da Chapada dos Parecis, que possui até 800 metros de altitude. Esta chapada é o divisor de águas entre a bacia Amazônica e a bacia do Paraguai.