Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Professores recebem capacitação para continuidade do Pacto pela Alfabetização
Por Thiago Almeida/Ascom
02/06/2014 - 06:33

Foto: ILUSTRATIVA

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou no sábado (31.05), mais uma Formação Continuada do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa. A ação, que já foi realizada no ano passado e sob responsabilidade da Coordenadoria do Pacto, vinculada à SME, tem como meta formar e capacitar os professores responsáveis pela alfabetização de crianças até oito anos de idade.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Neste ano, a duração do curso foi de 160 horas, objetivando o aprofundamento e ampliação dos temas tratados, mas com ênfase em Alfabetização Matemática. Entre os parceiros da ação estão o Ministério da Educação, Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Rondonópolis), entre outros.

De acordo com a coordenadora do Pacto em Cáceres, a professora Ana da Guia Magalhães, o objetivo é alcançar as metas de alfabetização na idade certa na cidade. “Temos um longo trabalho pela frente. Agora é um momento de estudo, conhecimento e socialização dos nossos professores para que possamos desenvolver um trabalho de excelência nas salas de aula”, afirmou.

Durante a solenidade de abertura da capacitação, a Secretária Municipal de Educação, Nelci Longhi, agradeceu o empenho da equipe de coordenação do Pacto e falou da importância do professor no processo. “Não existiria paco, escola, ou alfabetização se não fosse pelo professor. Só teremos mais qualidade na educação com a valorização dos nossos profissionais”, concluiu.

Alfabetização

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

 

 

Carregando comentarios...

Anúncios e Comunicados

Morre o cabo PM Guilherminho

31/05/2014 - 11:54
Anúncios e Comunicados

Comunicado do SINE de Cáceres

30/05/2014 - 10:01
Variedades

Conheça os benefícios do ócio

29/05/2014 - 18:38