Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Coleta de sangue não torna jejum obrigatório
Por Joanice de Deus/Diário de Cuiabá
02/06/2014 - 06:44

Foto: ILUSTRATIVA


Patologista dá dicas para assegurar qualidade dos testes laboratoriais sem submeter o paciente a abstinência alimentar 

 
Quando um médico prescreve algum tipo de exame de sangue a primeira preocupação que o paciente tem é saber quantas horas terá que ficar sem se alimentar antes de fazer a coleta de sangue. Isso porque algumas condições podem interferir no resultado das análises, dentre elas, o tempo de jejum. Há uma gama de três mil testes de sangue disponibilizados pelos laboratórios. 

Patologista clínica e diretora-médica do laboratório Cedic Cedilab, a médica Natasha Slhessarenko dá algumas dicas para assegurar a qualidade dos testes laboratoriais. ”É importante lembrar que o jejum não é obrigatório para muitos exames. Alguns podem até necessitar de uma dieta especial, mas o que vai determinar essa indicação é o tipo de exame, por isso, é fundamental se informar antes da realização dos testes”, disse. 

É o que faz a administradora Adriana Cruz, de 38 anos, que na última quarta-feira, levou o filho, Thiago Antunes, de 14, para coleta de sangue. "A médica orienta, mas sempre fica uma dúvida por que há exames que são necessárias apenas seis horas e outros já precisam de 12 horas de jejum", comentou. “Eu já sei até o número do laboratório e ligo sempre que surge uma dúvida, como por exemplo, se pode tomar água ou remédio para gripe”, acrescentou. 

De acordo com Slhessarenko, o teste mais solicitado pelos médicos, o hemograma, não requer abstinência. No caso do colesterol também não há interferência de uma alimentação como o café da manhã. “Geralmente, o jejum é indicado para os exames que podem gerar resultados diferentes se relacionados com a alimentação, como glicose e triglicerídeos. A necessidade ou não de jejum também vai depender de como o exame foi solicitado pelo médico”. 

Outro exemplo citado por ela é o de triglicerídeos, que precisa de 12 a 14 horas de jejum. “No entanto, se o médico solicitar triglicerídeos pós-prandiais, o exame é feito após uma alimentação”. Esta mesma regra é válida para o de glicose pós-prandial. Já glicose, insulina, peptídeo C são necessárias de 8 a 12 horas. 

Além do hemograma outros exames comuns que não precisam de abstinência são o de tipagem sanguínea, beta HCG (teste de gravidez), plaquetas, PSA (antígeno prostático específico), hepatite (todos os tipos), T3, T4 e TSH (exames para avaliação da função da tireoide), sorologias para rubéola e toxoplasmose, anti-HIV, entre outros. 

Porém, há casos especiais em que é importante para o diagnóstico ou o acompanhamento do paciente que algum exame seja realizado fora desses padrões e, conforme a sinalização na requisição médica, cabe ao laboratório atender a essa exigência. (Com assessoria de imprensa) 
 

 

Carregando comentarios...

Anúncios e Comunicados

Morre o cabo PM Guilherminho

31/05/2014 - 11:54
Anúncios e Comunicados

Comunicado do SINE de Cáceres

30/05/2014 - 10:01
Variedades

Conheça os benefícios do ócio

29/05/2014 - 18:38