Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de julho de 2014 foram registrados 1.893 procedimentos administrativos, tendo o setor de 'Serviços Essenciais' ocupado o primeiro lugar em reclamações.
O setor de 'Serviços Essenciais' foi responsável por 718 atendimentos no órgão de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking, registrando 339 reclamações para serviços de 'Água e Esgoto', 146 para “Energia Elétrica' e 126 reclamações para 'Telefonia Fixa'.
O setor de 'Produtos', com 408 reclamações, ficou em segundo lugar, sendo registradas 58 reclamações para a categoria 'Telefone', 50 reclamações para 'Eletroeletrônico Importado' e 29 para 'Microcomputador/Produtos de Informática'.
O setor 'Assuntos Financeiros' ficou em terceiro lugar com 374 reclamações, sendo 184 para a categoria 'Banco Comercial', 37 para 'Cartão de Crédito' e 34 para a categoria 'Cartão de Loja'.
Em quarto lugar ficou o setor 'Serviços Privados', que registrou 272 reclamações, sendo 53 para 'TV por Assinatura', 42 reclamações para a categoria 'Hospedagem' e 29 para “Informática”.
O setor 'Alimentos' registrou 73 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores 'Habitação' e 'Saúde'. Juntos, os dois setores tiveram 48 reclamações no mês de julho de 2014.
O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.