Há cerca de oito anos, a luta por um crematório na capital mato-grossense ocorre, mas por burocracias não conseguia a licença ambiental para sua instalação no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá, localizado na Rodovia Palmiro Paes de Barros. Agora o crematório vai se tornar uma realidade. Depois de uma longa batalha do diretor da Pax Nacional Prever, Nilson Marques e do vereador Onofre Junior, foi autorizado pelos órgãos competentes.
Para o vereador Onofre Junior,atualmente o processo de cremação é de grande importância, tanto no aspecto ambiental como também para economia de espaço e recursos públicos. “Cuiabá, pelo grande crescimento populacional, já necessitava de um crematório, por isso colaborei, para que esse projeto se tornasse realidade; e mesmo com a demora, sabíamos que iriamos conseguir”, declarou Junior.
De acordo com o empresário Nilson Marques, o projeto teve início em 2005, com a compra do maquinário, no valor de 300 mil dólares. “Hoje, após esses oito anos, com a licença concedida,podemos dizer que Mato Grosso em breve terá seu primeiro crematório, e que após seu funcionamento,a cremação se tornará uma prática mais barata do que comprar uma gaveta no cemitério”, afirmou.
Marques agradeceu a todos o empenho e em especial ao vereador Onofre Junior. “Onofre,atualmente vereador,está conosco nesta luta desde o início, quando idealizamos o projeto e agora só temos a agradecer, por não desistir dessa luta junto com toda nossa equipe”.
O crematório será instalado em frente à administração do cemitério Parque Bom Jesus, administrado pela Sociedade Mato-grossense de Empreendimentos (Somatem).