Duas menores em situação de risco foram identificadas em um bar durante uma operação de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente em Cáceres. A operação contou com atuação em conjunto da 1ª Vara de Cáceres, sob a responsabilidade do juiz Pierro de Faria Mendes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Conselho Tutelar de Cáceres, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
A ação ocorreu na sexta-feira (13) e antecipou a data de Combate à Exploração Sexual Infantil, que é 18 de maio é dia de combate. Participaram da operação os agentes da infância Liliam Sá e Silva e Felipe Almeida dos Santos.
“Coibir a exploração sexual de crianças e adolescentes não é algo que acontece só no mês de maio, mas temos nesta data do dia 18 de maio um marco e é rotineiro fazer ações nesse período. É importante mostrar que as autoridades do município estão de olho, empenhadas em evitar esse tipo de situação. O trabalho com outras entidades, em conjunto, dá mais força. Mas precisamos deixar claro que isso vai continuar”, destacou o juiz Pierro de Faria Mendes.
Foram inspecionados estabelecimentos como motéis, boates e bares de Cáceres. Em um dos bares teve flagrantes de menor em situação vulnerável à explorável.
“Encontramos duas meninas, de 12 e 13 anos, em situação de risco. Elas foram levadas pelo carro do Conselho Tutelar até o Cisc, foram ouvidas, os pais foram localizados e serão responsabilizados. O dono do bar foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos quanto à presença das menores”, explicou a agente.
O magistrado explicou ainda que irá acompanhar os casos das menores para que sejam assistidas e tenham seus direitos garantidos.
Andhressa Barboza
Coordenadoria de Comunicação da Presidência TJMT