Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
'Tio Patinhas' reside em Mirassol D´Oeste
Por Nilomar Cunha
20/08/2014 - 07:50

Foto: Nilomar Cunha

Um dos melhores montadores de rodeio do Brasil, Valter Teixeira Vilerá, conhecido no mundo do rodeio como Tio Patinhas ou apenas Bill, paulista de Dracena - SP, peão de montaria, 56 anos, um dos pioneiros do gênero, acabou se estabelecendo definitivameste em Mirassol D’ Oeste.


Esse grande peão, que desde a infância optou pelas montarias como hobby e trabalho, apesar da grande humildade, conseguiu ser famoso e campeão brasileiro. Seu estilo é do verdadeiro COWBOY americano, fazendo da montaria uma ARTE e não uma luta contra o animal.

Parte da história do Tio Patinhas se deu no “Circo Rodeio Madri”, que era de propriedade de seu falecido pai. Na época, ele levava uma vida tipo cigano, ficando no maximo 2 semanas nas cidades por onde passava, montando cavalos amestrados apenas com sofete, tipo de couro com duas alças.

Em 1974, na cidade em Junqueirópolis, montou pela primeira vez um cavalo chucro, da tropa “Marques Estrela”, ficando naquele dia em 5º lugar, onde ganhou um arreio completo, que foi seu primeiro premio. Agora, como peão de rodeio, nesse mesmo ano e cidade, Tio Patinhas ficou em 1º lugar em outro rodeio, ganhando um fusca zero Km.

Com essa conquista e conhecimento, Bill se tornou um dos maiores e mais famosos Campeões Brasileiros de Montarias em Cavalos, onde resolveu seguir tropa “Marques Estrela”, fugindo de seus pais, obtendo assim grandes vitória nos rodeios por onde passava.

Em 1977, no rodeio de Barretos, Tio Patinhas interrompe a sequência de vitórias do Pedro Aragão, vencendo aquele campeonato. A Festa conta com a presença do ex-governador de São Paulo, Paulo Egídio Martins. Nesse ano, 3 anos depois, ele voltou a rever seus pais.

Com mais de 20 grandes rodeios ganhos, inúmeros premios conquistados como 31 carros, 28 motos, grandes somas em dinheiro, ele faz questão de destacar que seu melhor premio foi um Pampa, no ano de 1988, na cidade de Jales, São Paulo.

Tio Patinhas lembra que ao entrar na arena ele tinha que ser o primeiro, não pelo premio, mas sim para dar alegria ao público presente; que dos campeonatos que participou, ele destaca o “Criolo de Vacaria”, no Rio Grande do Sul, como um dos melhores, onde eles montavam apenas em pelo.

Mas na vida nem tudo é alegria, pois nessa carreira também houve alguns tropeços como tombos, perna e cabeça quebrada, bem como chegou a ficar 29 dias em estado de coma. Ao falar como esta sua vida financeira atualmente, Tio Patinhas limita-se a responder apenas que na vida temos altos e baixos, procurando ser bastante discreto no tocante a essa questão.

Das marcas que ficaram, Bill lembra com carinho de sua ex-mulher, Srª Elaine Bertoluti, dizendo que ainda é amigo dela e que tem três filhos.

Ainda, neste ano em Barretos, haverá uma grande festa homenageando a todos os grandes peões que por ali passaram.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,19

19/08/2014 - 11:53
Agronegócio

ITR:Receita disponibiliza programa no site

19/08/2014 - 10:42
Política

Horário eleitoral começa hoje

19/08/2014 - 10:38
Utilidade Pública

Vagas no Sine para hoje, 18

18/08/2014 - 12:14
Artigos

Nossa Senhora!

17/08/2014 - 18:01
Artigos

Sonhar pra quê?

17/08/2014 - 17:58