Após a aquisição de 685 placas refletivas de trânsito de aço galvanizado, num valor aproximado de R$ 100 mil reais, a Prefeitura adquiriu agora dez novos semáforos, com recursos próprios, no valor de R$ 200 mil. Os semáforos serão instalados em substituição as sete existentes, e em mais três pontos, dois eles já definidos: na esquina da Unemat com rua Riachuelo, e na esquina da Colhereiros com Talhamares. O Departamento de Trânsito da Prefeitura está analisando onde será colocado o terceiro.
Através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos/Coordenadoria Executiva de Trânsito, também foi iniciado o trabalho de revitalização da sinalização vertical de trânsito da cidade, pelas ruas e avenidas de maior fluxo.
"Há 15 anos a prefeitura não comprava um semáforo sequer, e agora conseguimos comprar dez", comemorou o prefeito Francis Maris Cruz. Os novos semáforos são de tecnologia avançada, com lâmpadas de led, que substituem as incandescentes, que além de necessitar menor manutenção, pois apresentam menos problemas, chegam reduzir em mais de 80% o atual consumo de energia. Eles também trarão mais segurança para os motoristas, por exemplo se houver algum problema operacional que venha afetar as luzes vermelhas ou verdes dos sinaleiros, luzes laranjas começam a piscar intermitentemente em todos aparelhos, despertando a atenção dos motoristas evitando acidentes”.
O coordenador de trânsito do município, Eduardo José da Silva, disse que a aquisição vai ajudar a organizar o fluxo de veículos em locais estratégicos que há muito tempo precisam destes sinalizadores. “ Estes semáforos são resultado do empenho da administração municipal e vão contribuir na humanização do trânsito, melhorando o fluxo de veículos e a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres”, avalia Eduardo. Na manhã desta terça-feira, 31, será assinada a ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação dê início a sinalização horizontal, como faixas de pedestres, locais determinados para estacionamento, com atenção aos portadores de necessidades especiais, etc. O prazo de conclusão é de 6 meses.